Uma diminuição expressiva do analfabetismo no país não vem se efetivando, independentemente da orientação política do governo. O que, talvez, impeça a evolução positiva dessa questão são usos das formas pedagógicas convencionais para esses alunos que têm perfis tão peculiares.
Por que as pessoas que procuram o EJA, ou outros programas similares, exigem tratamento pedagógico diferenciado?
Porque formam um grupo de alunos com características próprias, merecendo adequações, inovações que atendam às suas necessidades concretas.
Porque alunos adultos trazem consigo uma herança cultural mais estruturada, vivências mais longas, histórico de vida, ciclos de vida pessoal, familiar e profissional mais complexos. Esse é o aluno real que deve servir de guia para currículos, métodos, atividades, programas, projetos, avaliações, etc.
Porque um atendimento convencional não contempla a realidade dos alunos adultos. Eles precisam de soluções inovadoras, currículos mais enxutos e flexíveis, professores especialmente preparados e materiais motivadores.
Porque existe falta de empatia e confiança para com esses alunos; não há espaço para flexibilizar tempos e espaços de aprendizagem que devem ser ponto de partida para os métodos, mediações pedagógicas, projetos, atividades e avaliações. Isso significa levar em conta a especificidade do contexto dos alunos adultos.
Todas as respostas estão corretas e se complementam. Assinale o resumo que melhor reflete a relação acima:
Eliminar o tratamento convencional, inovar/adequar metodologias, capacitar professores, oferecer materiais pedagógicos, flexibilizar currículos, ofertar a possibilidade de ensino a distância.
Classes especiais nos moldes tradicionais, com apoio e suporte de especialista em trabalho com analfabetos.
Tratamento pedagógico que é dado para o Ensino Fundamental ou Médio.
Profissional capacitado
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Eu acho que é eliminar o tratamento convencional, inovar/ adequar metodologias... Mas ainda não fiz o teste!
miriamnit:
Sim. a resposta correta é esta mesmo: "Eliminar o tratamento convencional, inovar/adequar metodologias, capacitar professores, oferecer materiais pedagógicos, flexibilizar currículos, ofertar a possibilidade de ensino a distância."
Perguntas interessantes
Química,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás