Uma determinada quantidade de metano (CH4) é colocada para entrar com cloro (Com) em acesso a 400 graus Celsius gerando HCl(g) e os compostos organoclorados H3CCl, H2CCl2, HCCl3, CCl4, cujas propriedades são mostradas na tabela. A mistura obtida no final das reações químicas então resfriado a 25 graus celsius e o líquido formado por uma única fase e sem HCl é coletado. A melhor técnica de separação dos organoclorados presentes na fase líquida e o primeiro composto é separado por essa técnica são:
Soluções para a tarefa
A melhor técnica de separação dos organoclorados presentes na fase líquida é a destilação e o primeiro composto a ser separado por essa técnica é o diclorometano.
Vemos pela tabela, que todos os compostos tem ponto de fusão negativos, ou seja, todos são líquidos a 0 ºC.
Agora se olharmos o ponto de ebulição dos mesmos, veremos que o clorometano () é um gás a temperatura ambiente (25 ºC).
Assim, na mistura liquida obtida temos somente os outros três compostos.
Vemos também que a temperatura de ebulição dos três é bem distinta. Assim, podemos usar a destilação para separa-los.
Ao aquecer a mistura, o primeiro a ebulir será o diclorometano, que possui o menor ponto de ebulição e assim, será separado primeiro dos outros.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação: Olá! Tudo bem?! Vamos lá.....
Analisando a tabela percebemos que os organoclorados possuem temperaturas de ebulição bem distintas e baixas, facilmente alcançável por aquecimento em chama, um forte fator para nos indicar o processo de destilação fracionada como mais indicado para essa separação.
Analisando as alternativas:
A e E sugerem decantação, processo que consiste em deixar em repouso misturas formadas por substâncias líquidas e sólidas, separando as fases. Em nosso problema, todas as substâncias estão no estado líquido ou gasoso (no caso de H3CCl), portanto, decantação não é adequada para essa separação.
A alternativa C sugere cristalização, que consiste no processo de acelerar a formação de cristais em uma dada mistura para enfim fazer a separação. Também não indicado, pois os organoclorados não cristalizam facilmente.
Portanto, de fato o melhor processo para essa separação é o de destilação fracionada, que separa as substâncias de acordo com suas temperaturas de ebulição, sendo o de menor temperatura o primeiro a ser separado e, portanto, o H2CCl2, visto que o H3CCl já encontra-se na fase gasosa.
Se você tiver alternativas ai, será a D