Uma determinada organização contábil presta serviços para diversos clientes. Com o aumento da inadimplência de seus clientes, o contabilista responsável, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentação das empresas inadimplentes sob condição de recebimento das quantias devidas por elas.
Na situação acima, o profissional da Contabilidade:
( ) Praticou um ato que está previsto no Código de Ética Profissional do Contador, mas não existe previsão para sanções éticas
( ) Praticou um ato que não está previsto no Código de Ética Profissional do Contador, logo não houve nenhum ato abusivo.
( ) Não cometeu um ato abusivo, pois é prática comercial legal
( ) Cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador.
( ) Cometeu um ato abusivo. No entanto, se o profissional provar que o procedimento era necessário para a continuidade do negócio, será anistiado.
tpitante:
Resposta se encontra no Código de Ética Profissional do Contador Resolução 803/1996, Cáp. II, Art. 3º, Inciso XII
Soluções para a tarefa
Respondido por
90
A resposta é que ele cometeu um ato abusivo, pois de acordo com o Código de Ética do Profissional Contador, não se pode reter documentos.
Respondido por
26
Olá, amigo(a)!
Primeiramente, é importante entender que a conduta do contador (ou contabilista) está em desacordo com o que prega o nosso Código de Defesa e Proteção do consumidor (com base no Caput do Art. 42 da Lei Nº 8078/1990).
Com base no Art. 3º, XII do Código de Ética Profissional do Contador, o contabilista responsável se desviou do elemento ético. A prática cometida por ele é vedada, ou seja, proibida.
O Art. 3º desta norma trata das vedações ao profissional da Contabilidade.
Gabarito:
"Cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador".
Perguntas interessantes