Uma determinada indústria metalúrgica tem a sua “planta industrial” (as instalações da fábrica) em um extenso terreno próximo ao mar. A localização dessa empresa sempre causou polêmicas com organizações não governamentais (ONGs) que se preocupam com o meio ambiente e temem um desastre ambiental. Os executivos da empresa dizem que é improvável que venha a acontecer um desastre ambiental porque a empresa adota rigorosos controles ambientais. Sabe-se que essas ONGs acompanham frequentemente as ações dessa metalúrgica. É possível dizer que as ONGs que se dedicam ao meio ambiente são usuárias da contabilidade e grupos de interesse?
a)
Sim. As ONGs podem ser usuárias da contabilidade e um importante grupo de interesse.
b)
Não. ONGs, de acordo com a lei, não podem ser consideradas usuárias da contabilidade, porém, podem ser grupos de interesse.
c)
Não, são considerados “investidores” apenas compradores de ações.
d)
Não. Para um investidor ser considerado usuário da contabilidade, é necessário ter uma carteira de ações de diversas empresas, o que raramente acontece.
e)
Não é possível considerar as ONGs como grupos de interesse porque, na maioria dos casos, elas não têm fins lucrativos.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela letra A.
Sim. Isso ocorre porque as ONG´s fazem parte da sociedade civil organizada e, portanto, se encaixam dentro dos agentes que podem se interessar pelas informações contábeis de uma empresa. Esses agentes usam as informações contábeis da empresa para verificar as atividades e o relacionamento das empresas com as comunidades em que atuam.
Na realidade, as ONG's fazem parte dos usuários externos da Contabilidade, ou seja, aqueles que podem usar as informações contábeis para tomar uma determinada decisão.
Mantenha-se focado em seus estudos!
Resposta: Sim. As ONGs podem ser usuárias da contabilidade e um importante grupo de interesse.
Resposta a
Explicação:
De acordo com a atual legislação, nada impede uma ONG de ser usuária da contabilidade e fazer parte de um grupo de interesses.