Uma determinada criança vinha sofrendo com episódios repetidos de diarréia que, apesar de tratados, a tinham deixadodebilitada. No último episódio, ela faleceu, embora tenha sido devidamente medicada. Era de uma família muito pobre, compai doente e a mãe trabalhando fora vários dias por semana. A alimentação básica da criança era o leite fornecido namamadeira. O leite era preparado (com adição de farináceos e açúcar) no início do dia e deixado em uma panela. Após cadamamada, a sobra do leite da mamadeira era misturada com o restante que estava na panela e apenas era levementeesquentado antes da nova mamada. Não havia geladeira na casa.VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular como instrumento de reorientação das estratégias de controledas doenças infecciosas e parasitárias. Cadernos de Saúde Pública 1998, 14, Sup. 2: 39-57. (adaptado)a) Apresente uma razão que explique porque o tratamento falhou. b) Identifique dois fatores que podem ter contribuído para o agravamento do quadro clínico da criança. c) Indique dois procedimentos que a equipe de saúde poderia ter usado para modificar essa situação.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a)
Podemos afirmar que o tratamento falhou porque não estava em conformidade com as melhorias na condição do cotidiano da criança. Ou seja, a condição socioeconômica da família, de alimentação, de higiene do ambiente, do saneamento básico da região eram essenciais para promover um tratamento completo.
b)
A higiene na hora da reparação do alimento, que engloba desde a lavagem da mamadeira e das mãos até a temperatura em que ocorria o aquecimento do leite, e a intolerância à lactose.
c)
A equipe de saúde poderia ter promovido um maior diálogo com a comunidade e atividade das visitações às famílias em risco.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes