Uma das últimas grandes teorias, nos estudos organizacionais, foi a Teoria Contingencial, a qual tem como um dos seus princípios básicos que, situações e contextos diferentes exigem práticas diferentes para solucionar os problemas organizacionais.
Sobre a Teoria da Contingência, avalie as afirmações:
I. Para a Teoria Contingencial, tudo é relativo, tudo depende, nada é absoluto, no que se refere às empresas e às teorias organizacionais.
II. As variáveis ambientais são dependentes das variáveis organizacionais.
III. Há uma relação entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas adotadas e consideradas mais apropriadas para a empresa.
IV. Fatores situacionais, como tecnologia e ambiente, não podem influenciar nas variáveis estruturais das empresas e nas suas formas de gestão.
V. Organizações em ambientes estáveis podem permanecer com uma estrutura Mecanística; já no caso de ambientes com constantes mudanças, é necessário que a organização escolha uma estrutura Orgânica.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e V.
Alternativa 2:
I, III e IV.
Alternativa 3:
I, III e V.
Alternativa 4:
II, III e IV.
Alternativa 5:
III, IV e V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a 3: I, III e V.
A Teoria Contingencial é uma abordagem inovadora e mais recente da Administração que estuda a atuação dinâmica das organizações em face do ambiente ao qual elas estão expostas, instituindo que as mesmas deverão adotar, para fins de estratégia, as teorias e atitudes que forem mais apropriadas àquela situação vivida no momento.
Assim, conforme foi dito, para esta Teoria tudo é relativo e tudo depende em termos das empresas e das teorias organizacionais, pois há teorias que cabem ser aproveitadas em determinado contexto específico e não em outro.
Além disso, as variáveis organizacionais são dependentes das variáveis ambientais, que as influenciam o tempo todo.
Espero ter ajudado!
alternativa: 3 I, III e v