uma das tecnicas ensinadas aos alunos no futsal e o chute cominverao do pe, produzindo um chute com efeito. essa tecnica ela ocorre de qual forma do ponto de vista cinesiologico(considerar açao muscular)
Soluções para a tarefa
As análises cinesiológica são fundamentadas na descrição dos movimentos do corpo humano, descrevendo estes movimentos da maneira mais específica possível.
No caso do chute da bola, como fazemos nos jogos de futebol, a análise cinesiológica é baseada nas articulações, osso, ligamentos e grupos musculares envolvidos e como é dado a correlação de ambos para que o ato de chutar a bola aconteça.
Na articulação do joelho ocorre uma extensão brusca e rápida do joelho que é estimulada através do músculo quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio), a seguir temos a flexão do quadril (promovida pelos músculos reto femoral, iliopsoas e tensor da fáscia lata), os músculos abdominais também são contraídos durante o ato.
O membro apoiado ou a perna de apoio encontra-se com o quadril (músculo glúteo máximo e isquiotibiais) e o joelho (músculo quadríceps) em extensão.
A maior contribuição para a velocidade final do chute é promovida pela articulação do joelho, quando esta executa a extensão plena.
Na articulação do quadril do membro anterior ocorre uma semiflexão do quadril pelos músculos reto femoral, tensor da fáscia lata, pectíneo e sartório, adutor curto, adutor longo e porção adutora do músculo adutor magno.
O joelho do membro anterior caminha para sua extensão, sendo o músculo do quadríceps femoral promotor do movimento.
No membro posicionado posteriormente o joelho está em semiflexão, os músculos trabalhados são os isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo, e bíceps femoral), grácil e poplíteo.
Para que ocorra o movimento estudado os músculos envolvidos são os isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral) e glúteo máximo.
O tornozelo do membro anterior realiza a fase de apoio através da articulação. Primeiramente em posição neutra (toque de calcanhar), tendendo a dorsiflexão (aplanamento do pé), tais movimentos são executados pelos músculos sóleo, gastrocnêmios, fibular longo e curto, tibial posterior, plantar, flexor longo do hálux e flexor longo dos dedos.
Quando o jogador executa de fato o chute, temos que seu centro de gravidade é alterado para a manutenção do equilíbrio.
O quadril é flexionado (retorno da extensão), ocorre adução (movimento realizado pelos músculos adutor magno, adutor curto e longo e pectíneo) e a rotação interna (responsável pelos músculos glúteo mínimo, glúteo médio e tensor da fáscia lata). O membro apoiado está em semiflexão, em cadeia cinética fechada.
O joelho do membro dominante sofre a extensão e o membro apoiado continua em semiflexão.
No tornozelo, a articulação do membro dominante se mantém em flexão plantar até que o pé chegue na bola. Já o membro de apoio continua em posição neutra.
Para retornar ao estado de repouso, tendões, ligamento, músculos, cápsula articular e ossos tem a função de limitar a execução do movimento a fim de que este não seja executado fora das condições normais do organismo.