História, perguntado por priscillamiranda544b, 7 meses atrás

uma das razões pelas quais os políticos brasileiros e os setores da Elite passaram a defender a imigração europeia era criança nas teorias raciais vigentes na época


A) O que é defendiam essas teorias.


B) De que modo as teorias raciais justificaram a importância da imigração europeia para o desenvolvimento do Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marianabelloquim
80
A)Essas teorias defendiam um “embranquecimento” da população Brasileira, ou seja, que houvessem mais europeus (brancos) no país para que a população negra passasse a ser comparativamente menor.

B)Acreditava-se na época que os brancos eram mais inteligentes e qualificados para o trabalho do que as pessoas de cor, logo o desejo de se “embranquecer” a população brasileira não era meramente cultural, mas também econômica.

Espero ter ajudado :)
Respondido por eduardospagnolo
7

As teorias raciais defendidas pelas elites que justificaram a imigração de europeus estava baseada na inferioridade da população negra em relação aos brancos europeus. Portanto, podemos responder essas questões da seguinte maneira:

  • a) As teorias defendiam a ideia de que a população negra era uma raça inferior, dando um cunho animalesco e desumano para essa população, alegando que eram incapazes de se integrar à sociedade.

  • b) Em decorrência dessas teorias, elas influenciaram no processo de branqueamento da sociedade brasileira, onde foi negado o trabalho à população negra e trazido a mão de obra assalariada da Europa.

Teorias Raciais e a Imigração Europeia

Após a abolição da escravatura no Brasil, várias teorias raciais foram voltadas para a "nação brasileira" onde se preocupavam com a formação dela, e da necessidade de um processo de branqueamento da população, impulsionando as ondas migratórias europeias ao final do século XIX.


Com isso, a população afro-brasileira ficou totalmente à parte da sociedade brasileira, sendo excluída de seu direito pleno de cidadania. O trabalho e o acesso a propriedade privada foi negado à população negra brasileira, onde muitos se refugiram nos antigos quilombos ou às margens das cidades.

Estas teorias causaram uma marca profunda na sociedade brasileira onde o Brasil permanece um país racista até os dias de hoje.

Saiba mais sobre "Teorias Raciais e a Imigração Europeia" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/42170718

#SPJ2


Anexos:
Perguntas interessantes