uma das questões com as quais Agostinho de Hipona se ocupou foi a natureza e origem do mal. O problema do mal em Agostinho pressupõe: * 1 ponto
a) Que o ser humano é imperfeito, por isso, não consegue intuir o absoluto, precisando da ajuda divina. b) Que o ser humano é um ser superior dotado de tudo que precisa.
c) Que o ser humano, mesmo ajudado por Deus, não consegue intuir o bem.
d) Que o ser humano é incapaz de racionalizar.
e) Que o ser humano é incoerente e ineficaz na análise do ser superior, entendido como Deus.
2. A expressão “creio para entender” na filosofia de Agostinho de Hipona, sugere * 1 ponto
a) O senhor é o meu pastor e nada me faltará.
b) Que o ser humano é capaz de fazer tudo que quiser antes mesmo de se sentir divino.
c) Que o entendimento das coisas perpassa pela fé e a iluminação divina.
d) Que a fortaleza do ser humano está nas emoções e no sentimento.
e) Que o mistério da vida é buscar o ser das coisas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Que o ser humano é imperfeito, por isso, não consegue intuir o absoluto, precisando da ajuda divina.
c) Que o entendimento das coisas perpassa pela fé e a iluminação divina.
Santo Agostinho de Hipona, filósofo da Patrística, diz que o homem só chega à verdade quando sua racionalidade está de acordo com o divino através da luz de Deus (1-A, 2-C).
1.A. Santo Agostinho une fé e razão e diz que, juntas, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas, mesmo que seu pecado o afaste de Deus. O homem, pelo livre-arbítrio, consegue, por vontade própria, se inclinar a Deus, pois recusa os prazeres carnais e se dedica a ações espirituais.
2.C. Santo Agostinho de Hipona é uma das figuras mais importantes da Patrística, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.
Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
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