Uma das propriedades do texto é a coerência. A coerência é uma relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, responsável pela percepção de uma unidade de sentido, sem contradições. Analise os dois períodos abaixo e depois assinale a proposição incorreta em relação ao que os textos abordam sobre coerência e/ou a sua ausência neles.
1.1 Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. Dessa forma o governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias consequências boas para o país.
1.2 O turismo oferece muitas vantagens. Algumas delas e para quem trabalha muito e não conseguia organizar uma agenda de viagens, para isso existirão as maravilhosas agências e outra é o conhecimento de nossos vocábulos. Depois que voltamos para nossa terra natal é que se dá o devido valor para nosso habitat, na verdade, o que ficam são fotos, filmagens, lembranças e nem sempre as agências conseguem satisfazer os clientes. A vida é feita para ser vivida.
No texto 1.2, fala-se que as empresas de turismo são maravilhosas, ou seja, passa-se a ideia de que elas não deixarão faltar nada ao cliente, mas, ao mesmo tempo, não conseguem satisfazer os que a procuram.
Na conclusão do texto 1.2, o raciocínio também perde em termos de coerência, de sentido, levando-se em conta o que estava sendo posto nas ideias iniciais, isso desqualifica uma sequência coerente de texto, haja vista que as partes devem se complementar e se harmonizar.
Em 1.2, falta sequência de raciocínio, ou seja, o sentido, que deveria ser estabelecido pelas relações de coerência, acaba se perdendo, haja vista que se comenta sobre as maravilhosas agências de viagens, depois fala-se de vocábulos, em seguida, vem à tona a temática sobre a terra natal, não havendo uma sequência lógica.
Em 1.1, é incoerente dizer que não há recursos públicos e depois afirmar que foram efetuadas diversas melhorias no país, ou seja, o país melhora, mas não há recursos para fazer tal melhoria.
No texto 1.1 fica evidente que o governo não consegue cumprir com suas promessas, consequentemente, não faz as melhorias que deseja. Dessa forma, nesse texto, fica comprovada a incoerência sobre a promessa e o não cumprimento dela.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A proposição INCORRETA em relação ao que os textos abordam sobre coerência e/ou a sua ausência neles é:
"No texto 1.1 fica evidente que o governo não consegue cumprir com suas promessas, consequentemente, não faz as melhorias que deseja. Dessa forma, nesse texto, fica comprovada a incoerência sobre a promessa e o não cumprimento dela"
> O problema de coerência do texto 1.1 é dizer que a falta de recursos públicos para a escola pública é um problema no país e depois dizer que o governo fez várias melhorias na educação.
A incoerência ocorre por causa disso. Não tem a ver com o fato de o governo não cumprir promessas, que, aliás, ele cumpre, segundo o texto.
Perguntas interessantes