Pedagogia, perguntado por alexjosy1, 1 ano atrás

Uma das propostas educacionais que defende os princípios de uma educação democrática, muito debatida no campo educacional, consiste na Educação Inclusiva. Desde 1996, legalmente, os alunos com necessiddes educacionais especiais passam a ser atendidos na rede regular de ensino; assim, novos desafios emergem na organização do espaço e do tempo escolar que pode se constituir como um lugar de possibilidades ou de limites para a realização de uma educação inclusiva. Com base no trecho acima, responda, como atender os propósitos da inclusão escolar em escolas com condições materiais precárias e inúmeras barreiras arquitetônicas, pedagógicas e sociais que se fazem presentes?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
10

Olá,

Ao analisar um contexto de uma escola com condições materiais precárias e inúmeras barreiras arquitetônicas em relação aos propósitos da inclusão escolar, é preciso pensar de maneira inovadora, ressaltando o que diz a própria LDB, onde a participação da comunidade e do entorno possa a fortalecer a luta em prol da educação.

Nesse sentido, o tema inovação em sala de aula se faz tão urgente no Brasil; mesmo que as condições estruturais e materiais oferecidas sejam precárias, isso não significa que o professor não possa alterar a micro-realidade da sala de aula e da sua escola.

Por isso, unir-se com a comunidade e buscar formas de alterar essa realidade é a solução. Atualmente existem inúmeras formas de divulgação virtual; campanhas nas redes sociais, pressão em relação aos órgãos municipais e estaduais e uma militância na busca por melhores condições na própria região são formas de encarnar essa mudança.

Até mesmo o auxílio da iniciativa privada pode ser uma forma de mudar as condições materiais da escola para garantir a educação inclusiva.

Abraços!

Perguntas interessantes