Uma das principais questões do início da Guerra Fria foi com relação à capital da Alemanha, Berlim, que encontrava-se na zona soviética. Para garantir o controle da cidade e superar a divisão entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, a União Soviética tentou impôr um bloqueio às zonas capitalistas, bloqueando o acesso por terra e por água, dificultando o suprimento de alimentos.
A solução das potências capitalistas foi:
a aceitação do confronto direto com os soviéticos, ficando muito perto de uma III Guerra Mundial, antes de conseguir chegar à Berlim Ocidental.
a adoção de uma estratégia de pontes aéreas, que contava com aviões abastecidos saindo de cidades da Alemanha Ocidental em direção à Berlim Ocidental.
um acordo diplomático estabelecido com a URSS, onde as zonas capitalistas abririam suas fronteiras, cedendo mão-de-obra especializada, em troca do fim do bloqueio.
o abandono da capital alemã, defendido pelos Estados Unidos, ainda que isso significasse a aceitação da superioridade alemã.
um apelo à Organização das Nações Unidas para que interviesse na situação, sempre buscando a melhor solução para a manutenção da paz.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a adoção de uma estratégia de pontes aéreas, que contava com aviões abastecidos saindo de cidades da Alemanha Ocidental em direção à Berlim Ocidental
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás