Uma das principais preocupações do colonizador foi a conversão indígena. Em relação ao processo da conversão indígena, podemos afirmar que? Escolha uma:Os nativos deveriam ser punidos e purificados por não professarem a fé católica: não eram homens de Deus. Para sua salvação seria necessária a expiação dos pecados. Para tanto, os jesuítas construíram imensas catedrais no século XVI, uma forma de marcar significativamente a força da Igreja no território nacional e forçar os nativos à catequese.A luta do bem (representado por Cristo e pela Igreja) contra o mal (representado pelo demônio e seus seguidores) marcava a mentalidade europeia. Nesse sentido, os índios representavam o bem, pois eram puros, ingênuos.O primeiro contato com os nativos, de acordo com os relatos de Caminha, foi positivo, no entanto, durante o processo de colonização essa visão passou por alterações significativas. O índio puro transforma-se em “malicioso”, o índio hospitaleiro transforma-se em canibal; o índio que aceitaria passivamente o cristianismo torna-se “endemoniado”, sendo necessários o controle e a punição às heresias, à idolatria e ao canibalismo, por parte da Igreja Católica.O processo de expansão marítima possibilitou a difusão da fé católica entre os povos bárbaros (ameríndios e, também, africanos). Esses povos foram facilmente convertidos à religião católica, não demonstrando resistência aos ensinamentos da fé cristã.Durante os primeiros decênios de colonização portuguesa, os indígenas resistiram à conversão ao catolicismo e, muitos deles, tornaram-se protestantes, com o objetivo de afrontar a Igreja Católica.
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Os nativos deveriam ser punidos e purificados por não professarem a fé católica: não eram homens de Deus. Para sua salvação seria necessária a expiação dos pecados. Para tanto, os jesuítas construíram imensas catedrais no século XVI, uma forma de marcar significativamente a força da Igreja no território nacional e forçar os nativos à catequese.
Falso. A prática de catequese não se deu pela demonstração de poder através da construção de catequeses, mas através da educação dos indígenas por parte dos padres.
A luta do bem (representado por Cristo e pela Igreja) contra o mal (representado pelo demônio e seus seguidores) marcava a mentalidade europeia. Nesse sentido, os índios representavam o bem, pois eram puros, ingênuos.
Falso. Embora os indígenas pudessem ser visto como "bons selvagens" não eram vistos como o "bem".
O primeiro contato com os nativos, de acordo com os relatos de Caminha, foi positivo, no entanto, durante o processo de colonização essa visão passou por alterações significativas. O índio puro transforma-se em “malicioso”, o índio hospitaleiro transforma-se em canibal; o índio que aceitaria passivamente o cristianismo torna-se “endemoniado”, sendo necessários o controle e a punição às heresias, à idolatria e ao canibalismo, por parte da Igreja Católica.
Correto. A punição e a perseguição dos costumes indígenas foi prática comum a fim de efetivar uma verdadeira "cristianização dos indígenas".
O processo de expansão marítima possibilitou a difusão da fé católica entre os povos bárbaros (ameríndios e, também, africanos). Esses povos foram facilmente convertidos à religião católica, não demonstrando resistência aos ensinamentos da fé cristã.
Falso. Houve resistência destes povos para a conversão.
Durante os primeiros decênios de colonização portuguesa, os indígenas resistiram à conversão ao catolicismo e, muitos deles, tornaram-se protestantes, com o objetivo de afrontar a Igreja Católica.
Falso. Não foi durante os primeiros decênios que os indígenas tornaram-se protestantes.
Abraços!
Falso. A prática de catequese não se deu pela demonstração de poder através da construção de catequeses, mas através da educação dos indígenas por parte dos padres.
A luta do bem (representado por Cristo e pela Igreja) contra o mal (representado pelo demônio e seus seguidores) marcava a mentalidade europeia. Nesse sentido, os índios representavam o bem, pois eram puros, ingênuos.
Falso. Embora os indígenas pudessem ser visto como "bons selvagens" não eram vistos como o "bem".
O primeiro contato com os nativos, de acordo com os relatos de Caminha, foi positivo, no entanto, durante o processo de colonização essa visão passou por alterações significativas. O índio puro transforma-se em “malicioso”, o índio hospitaleiro transforma-se em canibal; o índio que aceitaria passivamente o cristianismo torna-se “endemoniado”, sendo necessários o controle e a punição às heresias, à idolatria e ao canibalismo, por parte da Igreja Católica.
Correto. A punição e a perseguição dos costumes indígenas foi prática comum a fim de efetivar uma verdadeira "cristianização dos indígenas".
O processo de expansão marítima possibilitou a difusão da fé católica entre os povos bárbaros (ameríndios e, também, africanos). Esses povos foram facilmente convertidos à religião católica, não demonstrando resistência aos ensinamentos da fé cristã.
Falso. Houve resistência destes povos para a conversão.
Durante os primeiros decênios de colonização portuguesa, os indígenas resistiram à conversão ao catolicismo e, muitos deles, tornaram-se protestantes, com o objetivo de afrontar a Igreja Católica.
Falso. Não foi durante os primeiros decênios que os indígenas tornaram-se protestantes.
Abraços!
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