Filosofia, perguntado por joicegramssouza, 7 meses atrás

Uma das principais obras de Aristóteles foi "A ética de Nicômaco". Esse tratado é reconhecido como uma das obras-primas da filosofia moral. Nele, é apresentada a questão fundamental de toda a investigação ética ao se questionar: qual o fim último de todas as atividades humanas? Supondo Aristóteles que “toda arte e investigação, e igualmente toda ação e todo propósito, parecem ter em mira um bem qualquer: por isso foi dito, não sem razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas visam”.

Separando deste trecho a pergunta que se refere à finalidade das atividades humanas, qual das alternativas a seguir tem a resposta mais próxima de uma reflexão ética?


a.
Reproduzir, alimentar e manter a saúde é o mecanismo básico de qualquer sociedade; a transgressão desse mecanismo causa a falência desta sociedade.


b.
O homem busca corromper o seu semelhante; portanto, somente por meio de coerção física uma sociedade resistirá ao crime.


c.
Sobrevivência a qualquer custo.


d.Utilizar o conhecimento sempre no sentido de aprimoramento da felicidade humana é a melhor proposição para a investigação científica

Soluções para a tarefa

Respondido por aleflira07
14

Resposta: A

Explicação: COMFIA NO PAI QUE DA SERTO


foreveralone12: ERRADO
Respondido por AnthonioJorge
1

A ética do período clássico grego é considerada racionalista por ter no esforço racional a sua base para a busca de uma vida bem vivida. Logo, a alternativa D é a correta.

As principais éticas do período clássico grego são as propostas por Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates acreditava que uma vida bem vivida é uma vida bem analisada. Ele exortava seus concidadãos ao autoconhecimento:

  • "Conhece-te a ti mesmo"
  • “É melhor sofrer o mal do que cometer o mal”  

Platão, discípulo de Sócrates, identificará, primeiro uma alma tripartite: concupiscível (sensual), irascível (impulsos e afetos) e racional. Vejamos:

  • A parte apetitiva (epithymetikón) requer temperança (sophrosýne)
  • A parte irascível (thymoeidés) requer coragem (andría)
  • A parte racional (loghistikón) requer sabedoria ou prudência (phrónesis)

Aristóteles, discípulo de Platão, no lugar da Ideia do Bem ele oferece a felicidade (eudaimonia) alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa.

A ética aristotélica é a ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, hábito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso e a generosidade sendo generoso.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/39934873

Anexos:
Perguntas interessantes