Biologia, perguntado por byah23, 11 meses atrás

Uma das polêmicas entre os cientistas é o fato de alguns deles não considerarem os vírus seres vivos. Os que argumentam a favor de os vírus serem organismo vivos se apoiam em algumas de suas características. Quais são elas? Que características poderiam ser usadas como argumento contrário? Redija um pequeno texto expondo seus argumentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovick
254
O fato de terem material genético é o principal motivo para serem considerados seres vivos.
E como argumento contrário o fato de não possuírem metabolismo próprio .
Respondido por marigiorgiani
30

A questão sobre vírus ser ou não ser um "ser vivo" é realmente um grande debate no meio acadêmico e científico. Sua questão tem duas perguntas, então vou separá-las para facilitar, ok? :)

Quais são elas?

Os que argumentam a favor de os vírus serem organismos vivos se apoiam em algumas características como o fato de se reproduzirem, possuírem material genético e evoluírem ao longo do tempo.

Com relação à evolução, podemos citar os vírus da gripe, por exemplo, que frequentemente sofrem mudanças, mostrando-nos, assim, sua capacidade de modificação.

Que características poderiam ser usadas como argumento contrário?

Os que argumentam dizendo que vírus não são seres vivos baseiam-se, principalmente, no fato de os vírus serem parasitas intracelulares obrigatórios. Ou seja, apesar de terem material genético e componentes importantes para sua replicação, eles não têm mecanismo celular próprio, assim precisam utilizar o mecanismo celular do hospedeiro. Caso contrário não têm como exercer suas funções vitais.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/1702597

Anexos:
Perguntas interessantes