Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia! Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa?
O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”.
Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível.
3- A partir das leituras e estudo dos materiais indicados construa o seu texto onde conste os seguinte elementos:
- Introdução: A partir das leituras, apresente sua compreensão do termo aporofobia.
- Desenvolvimento: Considerando suas reflexões, apresente a interpretação e análise da frase do Pe. Julio Lancelotti: “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos" e a relação da citação de Lancelotti com o sistema capitalista de produção. A partir das pesquisas apresente pelo menos 3 exemplos de práticas de aporofobia presentes na sociedade atual.
- Considerações Finais (fechamento): Apresente quais os possíveis impactos da Aporofobia para sociedade, na atualidade e gerações futuras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
É preciso compreender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo para desenvolver um texto sobre um texto sobre aporofobia.
O que é aporofobia?
A palavra aporofobia significa medo, desprezo ou aversão aos pobres. O termo surgiu pela primeira vez em meados dos anos 1990. Quem o introduziu foi a filósofa espanhola Adela Cortina.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
- introdução: é o começo do texto. Nessa parte, o autor mostra qual tema será tratado ao longo a dissertação, além de apresentar a sua tese.
- desenvolvimento: a tese é discorrida com aprofundamento. Além disso, ocorre a sua defesa por meio de argumentação.
- conclusão: é onde o autor faz um resumo do que foi dito ao longo do texto, assim como faz uma proposta de intervenção para os problemas apresentados.
Aprenda mais sobre o texto dissertativo-argumentativo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/53468675
#SPJ1
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Sociologia,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖