“Uma das observações que se encontram, no início de O banquete, é o fato de Eros não ter tido a devida atenção dos poetas e dos filósofos. Por isso, Platão instaura a união entre Eros e Logos. O amor e o desejo passam a ser investigados em uma linguagem conceitual. Aos poucos, o Eros dos mitos e do conhecimento comum não é mais o Eros de Sócrates, filósofo que significativamente ouviu as revelações de Diotima, mulher e sacerdotisa".
Em sua resenha sobre O Banquete de Platão, o professor de filosofia Jayme Paviani ressalta que mesmo após o rompimento com a mitologia através da inserção da racionalidade filosófica, ainda sim os mitos continuaram como temas de discussão no período. Ocorre que a forma de visualizar os fenômenos muda, passam a serem vistos pela ótica da razão. É por isso, que Platão discute o conceito de Eros ou amor a partir do método dialético.
A respeito da dialética em Platão, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I- A dialética, na concepção de Platão, é a lógica da aparência, ou seja, a arte dos raciocínios ilusórios.
II- A dialética, segundo Platão, é o uso da razão para dar sentido aos mitos, que constituem as bases morais da sociedade.
III- A dialética platônica diz repseito à interdependência de conceitos que podem parecer contrários, mas que se complementam.
IV- A dialética é composta pela tese e antítese, que juntas resultam em algo que produz o equilíbrio social.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
F, F, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V, F.
Alternativa 3:
F, F, F, V.
Alternativa 4:
V, V, F, V.
Alternativa 5:
F, V, V, F.
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Resposta:
Alternativa 1:
F, F, V, V.
Explicação:
Página 70 do livro de Filosofia e ética da Unicesumar.
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Resposta:
F, F, V, V.
Explicação:
Liberdade e opressão são dois conceitos aparentemente opostos.
Consideremos a liberdade como aquilo que o autor chama de “tese” e a opressão o seu oposto, denominada antítese. Por mais que liberdade e opressão sejam temas que pareçam negar-se e distanciar-se, são interdependentes e capazes de se complementarem, formando uma terceira ideia, no caso, a lei.
Pag. 70 do livro
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