Português, perguntado por alanagaspa6273, 5 meses atrás

Uma das mais significativas culturas da história do continente africano, a cultura lorubá, trazida para o Brasil por escravos africanos, conserva a tradição de citar provérbios. A maioria dos provérbios iorubanos fala das relações familiares, da posição de destaque dos mais velhos no grupo e das obrigações do individuo para com a sociedade, mas abordam também outras temáticas. Correlacione os provérbios da cultura lorubá às respectivas temáticas: (1) "Quando não há velhos, a cidade se arruina". (2) "O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes". (3) "O afomo (uma planta parasitica) não tem nenhuma raiz; reivindica relação com toda árvore". (4) "A mão pequena da criança não pode alcançar a prateleira alta; a mão grande do adulto não pode penetrar no orificio estreito da cabaça". ​

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

1. Ancestralidade. 2. Força vital. 3. Liberdade. 4. Relações familiares. 5. Humildade. Os provérbios fazem parte da tradição oral da cultura iorubá, que sintetiza orientações e preceitos morais sob a forma de axiomas ou até pequenas histórias.

 

A cultura iorubá e os provérbios

Assim como em outras culturas, os ditados e fábulas iorubás abordam ensinamentos para os jovens e referenciam ações dos adultos. As questões relacionam cada frase a aspectos culturais da nação africana:

  • 1. Ao falar dos mais velhos, o provérbio envolve a ancestralidade que faz parte da estrutura social iorubá.
     
  • 2. De fundo motivacional, a frase sobre despertar e amanhecer envolve força vital.
     
  • 3. O provérbio sobre o afomo envolve liberdade, fazendo uma analogia com a planta que não quer raízes.
     
  • 4. Ao estabelecer papéis da criança e do adulto, o ditado fala de relações familiares.
     
  • 5. "Aquele que admite suas faltas não as paga por muito tempo", diz o provérbio iorubá que fala sobre humildade.

   

Aprenda mais sobre a cultura iorubá aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/10080302

 

#SPJ4

Perguntas interessantes