Uma das mais graves consequências da colonização europeia na África foi a instalação de fronteiras artificiais. Essas fronteiras foram desenhadas e estipuladas na Conferência de Berlim, em 1884, pelos países europeus, o que acarretou problemas até hoje vistos na África. Responda V (verdadeiras) e F (falsas).
( ) Existem alguns países na África que podem ser considerados estados-nações, por haver nesses países várias línguas, crenças, centros de poder, o que torna esses países apenas um aglomerado de povos.
( ) A Conferência de Berlim foi realizada para estipular a divisão da África para as várias metrópoles que ali já se localizavam, ou seja, organizar melhor a forma de exploração do continente africano pelas metrópoles.
( ) Na divisão também foram analisados aspectos de inserção de tribos, como no caso de tribos que tinham conflitos históricos; nesse caso, houve a separação em territórios distintos.
( ) Hoje já cessaram os conflitos internos no continente, ligados à questão da organização territorial, no sentido de que o continente por si só já reorganizou suas áreas.
( ) Hoje a pobreza e os conflitos vistos na África podem ser considerados consequências da exploração excessiva por parte dos países mais ricos, que sempre se preocuparam em extrair e explorar o máximo do continente, nunca buscando desenvolver essa área, com uma parcela do que foi explorado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
( )Verdadeira
( ) Verdadeira
( ) Falsa
( ) Falsa
( ) Verdadeira
Perguntas interessantes