História, perguntado por santosbru5208, 11 meses atrás

Uma das interpretações mais significativas do Brasil contemporâneo é encontrada no livro de Jacques Lambert, "Os Dois Brasis", no qual o intelectual francês mostra as desigualdades entre um Brasil da costa, industrializado e culturalmente desenvolvido, e um Brasil do interior, agrícola e analfabeto. Se acrescentarmos a esse diagnóstico o problema da seca no Nordeste, a partir da década de 1950, podemos dizer que: (A) a saída dos retirantes ocorreu em função do banditismo social, herdeiro do cangaço, que levava à insegurança e à perda das propriedades no sertão do Cariri no Ceará. (B) o êxodo rural resultou da necessidade de sobrevivência dos retirantes nordestinos, que se dirigiram para as grandes capitais do Sudeste em busca de trabalho, servindo de mão-de-obra para o crescimento das cidades. (C) a retirada dos nordestinos decorreu da continuidade do poder local dos coronéis e dos obstáculos ao processo de modernização do campo, gerados pela política industrial do Estado. (D) a manutenção dos nordestinos nas áreas das secas resultou da falta de alternativas econômicas, diminuindo a desigualdade social e provocando a organização do movimento das Ligas Camponesas. (E) a presença de bolsões de riqueza no Nordeste atraiu a população do interior para as grandes cidades nordestinas, propiciando o avanço da riqueza dos retirantes e a oportunidade de investimentos dos capitalistas do Sudeste.

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
1

Sobre os aspectos do Brasil contemporâneo, a resposta certa é a:

(B) o êxodo rural resultou da necessidade de sobrevivência dos retirantes nordestinos, que se dirigiram para as grandes capitais do Sudeste em busca de trabalho, servindo de mão-de-obra para o crescimento das cidades.

Isso porque o êxodo rural se deu tendo em vista que a seca em vários locais do país levaram muitas pessoas a pobreza extrema além de graves crises de fome, aumento da morbidade infantil, dentre outros.

Importante notar assim que muitas pessoas foram para a região sudeste em busca de melhores condições de vida, sendo conhecidos como os retirantes que muitas vezes permaneciam na miséria e na mendicâncias nas grande cidades do país.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes