Uma das inovações dos movimentos sociais se refere à possibilidade de combater o autoritarismo social. O que é o autoritarismo social no brasil?.
Soluções para a tarefa
O autoritarismo, ou autoritarismo social no Brasil, é um traço marcante da sociedade. Embora a imagem do brasileiro seja a da afabilidade, da cordialidade, da "democracia racial", a realidade mostra uma uma sociedade violenta, desigual, e hierárquica.
A mentalidade autoritária de grande parte da população ainda é um obstáculo ao pleno desenvolvimento da democracia no país, democracia entendida não como o direito a eleger e ser eleito, mas como uma mentalidade igualitária em todos os setores da sociedade.
Um dos traços do autoritarismo é justamente a mentalidade hierárquica do povo brasileiro.[2] Tais desigualdades incluem o tratamento especial dado ao patrão por um empregado, mesmo fora das relaçõs de trabalho. "É uma sociedade na qual as diferenças e assimetrias sociais e pessoais são imediatamente transformadas em desigualdades, e estas, em relações de hierarquia, mando e obediência".
Outro traço do autoritarismo é o desdém pela democracia e pelos Direitos Humanos. No Brasil contemporâneo, seu melhor exemplo é o fenômeno bolsonarista. O presidente é visto como alguém que resolve os problemas na base do mando e da força, verticalmente, com base autoritária.