ENEM, perguntado por fernandar964, 1 ano atrás

Uma das formas paliativas para "livrar-se" do lixo é a sua acumulação em terrenos baldios, normalmente em regiões afastadas dos centros urbanos, chamados de lixões, como mostra a figura: PASSAROS Qual a principal ameaça à saude pública com relação aos animais que ele atrai?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
12
Olá, Fernanda, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Os lixões, também conhecidos como aterros sanitários, podem trazer diversos problemas à saúde publica, principalmente se forem mal planejados.

Com relação aos animais, os lixões atraem muitos pássaros, cujas fezes podem contaminar humanos com doenças como criptococose, ornitose e outras infecções.

Além dos pássaros, roedores também buscam alimentos nos lixões, aumentando sua população. Assim, os humanos da região podem acabar sendo contaminados com leptospirose, salmonelose e outras doenças.

Outros animais como cães e gatos também podem eventualmente ser atraídos pelos lixões, aumentando a incidência de doenças como raiva e toxoplasmose.
Respondido por barbosacampana
2

Resposta:

Lixões a céu aberto sem sombra de duvidas é um problema sério quando se diz respeito à saúde publica. Isso porque, a partir do local onde está há uma alta proliferação de agentes causais de enfermidade que por sua vez acaba infectando os animais  que usufruem de restos e resíduos no aglomerado de entulhos e lixos. Técnicas como aterro sanitário foram sendo desenvolvidas pela vigilância sanitária para amenizar a proliferação de doenças geradas por causa do lixo.  

Um grande problema é que geralmente nesses locais há um numero exorbitante de animais de pequeno porte como as aves e os roedores. São animais que conseguem se reproduzir rapidamente e conseguem atingir longas distancias. Doenças como Criptococose e Leptospirose, por exemplo, são doenças em muitos casos mortais aos seres humanos, sem contar com a contaminação dos animais silvestres.  

Por fim, vale a pena dizer que o principal problema dos lixões é exatamente a alta proliferação de doenças que os lixos acumulados produzem. Fungos, bactérias e vírus são desenvolvidos nesses locais aumentando o risco de contaminação quanto mais perto for do da área urbana.

Perguntas interessantes