Uma das etapas mais significativas do desenvolvimento embrionário é a blastulação, quando uma cavidade denominada blastocele começa a se formar na mórula. Nesse momento, a célula se transforma em um blastocisto, e as células estarão prontas para começar a se diferenciar. Elas podem ainda se dividir e formar os embrioblastos, que formam a massa celular interna, ou os trofoblastos, formados por um conjunto de células que recobrem a blastocele. A maneira como a blástula se forma e o destino do blastóporo são utilizados como critérios de classificação entre os animais. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a alternativa correta
A) Quando a cavidade denominada blastóporo se transforma no ânus, o animal é protostômio; quando se transforma na boca, o animal é deuterostômio.
B) Quando a cavidade denominada blastóporo se transforma na boca, o animal é protostômio, e quando se transforma no ânus, o animal é deuterostômio.
C) Se o blastóporo der origem à boca, o organismo será denominado autotrófico; se der origem ao ânus, será chamado de heterotrófico.
D) Quando o blastóporo se transforma na boca do organismo, ele é chamado aeróbio, e quando se transforma no ânus, será denominado anaeróbio.
E) Nos vertebrados, quando o blastóporo se transforma no ânus, eles são chamados de homozigóticos; quando se transforma na boca, heterozigóticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O blastóporo pode dar origem à boca ou ao ânus. Quando dá origem à boca, os animais são chamados de protostômios (protos = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes. Já quando o blastóporo dá origem ao ânus, os animais são chamados de deuterostômios (deuteros = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
Alternativa B
Perguntas interessantes
Português,
3 meses atrás
Ed. Moral,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Psicologia,
3 meses atrás
Direito,
3 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás