Uma das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista foi o brutal processo de concentração e centralização de capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais, etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram, a partir de fins do século XIX, na monopolização ou oligopolização de muitos setores da economia. O capitalismo entrava, desse modo, em sua fase financeira e monopolista. É consenso marcar como o início dessa nova etapa da evolução capitalista a virada do século XIX para o século XX, coincidindo com o período da expansão imperialista (1875-1914). No entanto, a consolidação só ocorreu efetivamente após a Primeira Guerra Mundial, quando as empresas tornaram-se muito mais poderosas e influentes, acentuando a internacionalização dos capitais.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Os impactos da instalação das empresas multinacionais nas cidades devido a financeirização da economia, contribuíram para o fortalecimento das estruturas comerciais locais em espaços coletivos oriundos das novas configurações das cidades
PORQUE
II - o capitalismo financeiro imprime uma ideologia racional tecnocrata, que não fica adstrita ao setor industrial e comercial alcançando, assim, a sociedade como um todo, devido ao período de ascensão das empresas multinacionais no território dos países subdesenvolvidos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
E
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
ERRADA
Explicação:
ERRADA: as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Perguntas interessantes