Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
b) menor dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
c) menor dissolução de CO2 e O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
d) maior dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
e) maior dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
Soluções para a tarefa
O efeito estufa, dentre inúmeros malefícios para o planeta, provoca o aquecimento da temperatura das águas de mares e oceanos. A elevação da temperatura destas águas causa uma interferência no pH da água.
Como a água dos mares e oceanos é básica, o aumento da sua temperatura vai gerar o aumento da acidez, interferindo seriamente nos ecossistemas.
Com o aumento da acidez, vai haver redução na capacidade dos oceanos de absorver o CO2 e, consequentemente, resultará na diminuição de fotossíntese realizada pelo fitoplancton que, por sua vez, influencia negativamente sobre o efeito estufa.
A alternativa A é a correta para esta questão.
Resposta:
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo,assim, para o aumento do efeito estufa global. CORRETO
Explicação:
O aumento na temperatura da água dos oceanos diminui a solubilidade dos gases, entre eles o CO2, que se difunde para a atmosfera, reduzindo, assim, seu consumo pelo fitoplâncton e contribuindo para o aumento do efeito estufa global.