Uma das características que se desenvolveu nas plantas vasculares e que possibilitou a ocupação do ambiente terrestre foi o surgimento de um tecido eficiente no transporte de água, denominado xilema. Esse tecido é complexo, com vários tipos celulares adaptados para o transporte de água a curta e/ou longa distância. Considere o transporte de água das raízes até as folhas do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que pode atingir até 35 metros de altura. Identifique e explique duas características que as células xilemáticas apresentam para manter a eficiência do transporte a longa distância (das raízes até as folhas).
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
As duas características que as células xilemáticas apresentam para manter a eficiência do transporte a longa distância é a sua espessura do tubo que ajuda na capilaridade, alem da coesão-tensão que a água possue onde uma molécula puxa a outra.
Assim o pinheiro-do-paraná pode mandar a água que entra pela raiz ate as folhas de maneira a conta com a característica física e química da água que elem de ser empurrada pela raiz tem ajuda da atmosfera externa que puxa as moléculas de água nas folhas.
1º Característica - As células xilemáticas apresentam parede celular rígida, impregnada com lignina, o que confere resistência mecânica ao tecido a fim de resistir à variação de pressão necessária ao transporte de água das raízes até o topo de sua copa.
2º Característica - O tecido xilemático é composto por células mortas; assim, a ausência de conteúdo celular permite um fluxo de água sem resistências.
Espero ter ajudado!