Uma das características mais marcantes dos ácidos é a sua capacidade de causar queimaduras na pele. O ácido clorídrico é um ácido que pode causar danos irreversíveis ao se cair na pele. Suponha que um químico tenha deixado cair uma pequena quantidade de ácido clorídrico na bancada e tenha adicionado hidróxido de sódio para neutralizar.
O sal que será obtido nessa reação química tem qual fórmula?
A NaCℓO
B NaCℓ
C CℓNa
D CℓOH
E HNa
Soluções para a tarefa
Resposta B, Cloreto de Sódio ( sal da cozinha).
HCl + NaOH--> NaCl + H2O
Veja que os produtos produzidos serão, Sal cloreto de sódio e água.
Resposta:
O grau de ionização desse ácido é muito elevado (α = 61%), o que significa que ele é um ácido forte. Ele também é corrosivo, pois o ácido sulfúrico tem um poder oxidante e desidratante muito forte, sendo capaz de carbonizar compostos orgânicos, como os hidratos de carbono (ou carboidratos). A título de exemplo, veja a ilustração a seguir, que mostra um experimento em que se adiciona ácido sulfúrico concentrado em um béquer com açúcar (sacarose, C12H22O11). Observe que, com o tempo, ele desidrata-se e transforma-se em carvão:
Desidratação do açúcar pelo ácido sulfúrico*
C12H22O11 + H2SO4 → 12 C + H2SO4 + 11 H2O
carvão
É por isso que o ácido sulfúrico é tão perigoso. Ele tem ação corrosiva nos tecidos dos organismos vivos e pode causar queimaduras severas na pele.
b)
Explicação:
espero espero ter ajudado