ENEM, perguntado por amdaddsk91571, 1 ano atrás

Uma das características do Brasil é a persistência deelevados níveis de desigualdade social ao longo de suahistória recente. Essa desigualdade manifesta-se de váriasformas e estrutura boa parte das relações sociais dapopulação brasileira. Em decorrência, o tema dadesigualdade social é bastante debatido nas ciências sociaisno país. As teses a respeito são várias e controversas.Acerca desse tema, assinale a opção incorreta.A Em que pese o mito da sociedade de iguais na culturabrasileira, o Brasil é uma sociedade extremamentehierarquizada, que estabelece, ora por regras explícitas,ora por normas sutis, papéis bem definidos, quedeterminam o que as pessoas podem e devem fazer.B Mesmo com recentes melhoras nos níveis dedistribuição de renda, o Brasil ainda se encontra entreos países que apresentam os maiores níveis dedesigualdade do mundo.C A partição da sociedade entre ricos e não-ricos é sinalda existência de uma estrutura que, ao longo do tempo,vem, de forma rápida, invertendo essa segmentação.D A existência de diferenças entre os indivíduos de umasociedade é um fato óbvio; o que torna relevantes paraa pesquisa algumas dessas diferenças são as teoriasque estabelecem quais desigualdades podem serconsideradas injustas e que, portanto, devem sercorrigidas.E Há uma característica peculiar na distribuição de rendano Brasil: um hiato entre uma larga base de famílias debaixos rendimentos e uma reduzida elite de classemédia alta e classe alta — segmentação responsávelpela especificidade dessa desigualdade.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa C, já que aquilo que ela afirma não se mostra adequado como descrição da realidade brasileira.

Embora haja, historicamente, uma partição histórica no Brasil entre ricos e não-ricos, tendo os ricos e os não-ricos tido mesmo direitos políticos diferentes na maior parte da nossa história, não é verdade que ela esteja se invertendo.

Ou seja, não é verdade que os não-ricos estejam assumindo posição de privilégio, tornando-se efetivamente ricos, tendo a nossa sociedade mudado pouco neste quesito em séculos.

Perguntas interessantes