Pedagogia, perguntado por fernandagarcia947, 1 ano atrás

Uma das características das práticas de discriminação indireta vigentes no Brasil é que ela costuma aparecer de maneira dissimulada, sendo por vezes de difícil identificação mesmo para aqueles que sofrem na pele os seus efeitos. Além da discriminação ser uma prática ilegal, com penalidades previstas em lei, também é sancionada negativamente no plano moral, e não é de bom tom demonstrar preconceito. Desse modo, mesmo quando não se trata de esconder intencionalmente o preconceito, ele se manifesta freqüentemente de maneira irrefletida e a falta de consciência do ator sobre suas atitudes preconceituosas eventualmente esboçadas não é de todo surpreendente." (OLIVEIRA, Luís R. Cardoso de. Racismo, direitos e cidadania. Estud. av., São Paulo, v. 18, n. 50, p. 81-93, Abr. 2004. Disponível em: . Acessado em 20 Mar. 2018).

A partir desse assunto, analise as afirmativas a seguir:

O racismo é a justificação teórica utilizada para legitimar as ações políticas de discriminação.

PORQUE

O racismo pode ser evidenciado por meio de ações de abominação relacionado com indivíduos que pertencem a determinados grupo raciais.

Analisando as proposições acima é possível concluir que:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
15

Olá!

A primeira alternativa está incorreta e a segunda correta.

O racismo comum não é teórico, parte da prática em sociedade não só em atitudes políticas como diariamente por indivíduos que discriminam outros por etnia, padrão social, ou abominação de crenças, costumes, valores, entre outros elementos.

Além disso, o mesmo pode ser evidenciado não apenas no impasse direto mas em seu aspecto "velado" com piadas, formas irônicas de discriminação e até mesmo pela falta de inclusão e oportunidade.

Até mais!

Respondido por dcmanhembi
21

Resposta:

as duas afirmativas são verdadeiras , e a segunda não justifica a primeira

Explicação:

O racismo par te da premissa de que há um  grupo superior a o outro. Logo, ele é a justificação teórica utilizada para legitimar as ações política de discriminação, segregação, exclusão e eliminação baseada na ideia de  que existem  raças humanas com  características determinadas e imutáveis, ou seja, recorrem a questão biológica  para legitimar as ações.

Perguntas interessantes