Uma das bases da abordagens ágeis em projetos consiste em não desperdiçar tempo e recurso, pois o método ágil consiste em um processo altamente iterativo e incremental, no qual os desenvolvedores e as partes interessadas do projeto trabalham ativamente em conjunto para entender o domínio, identificar o que precisa ser construído e priorizar a funcionalidade.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera Oshita. Gestão de Projetos. Maringá. Unicesumar, 2019.
Com base no excerto acima e considerando especificamente o Manifesto Ágil, analise as afirmativas a seguir:
I. Pessoas e interações entre elas é mais importante que processos e ferramentas, assim, os processos e as ferramentas devem substituir as interações humanas.
II. A colaboração com o cliente é mais importante que a negociação de contratos, pois ela significa aproximá-lo do projeto, bem como, envolvê-lo nas questões de sucesso, riscos e fracassos.
III. Respostas rápidas a mudanças não devem ser a escolha quanto a seguir um plano, pois não corresponde a um benefício, tampouco um critério de sucesso ou fracasso do projeto.
IV. Em abordagens ágeis, mesmo o software em funcionamento ser mais importante que a documentação abrangente, a documentação mínima necessária também demonstra seu valor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta 2 e 4
Explicação:
página 63 do livro.
■Pessoas e interações entre elas é mais importante do que processos e ferra-mentas: os processos e as ferramentas são necessários, porém não devem substituir as interações humanas. Ainda, os processos e ferramentas pre-cisam ser, sempre que possível, simplificados e minimizados para que não interfiram nas interações humanas e para que sirvam de apoio ao desen-volvimento de produtos.
■Software funcionando é mais importante do que documentação abran-gente: um software funcionando e realizando exatamente o que o seu cliente solicitou será sempre uma verdade absoluta. Entretanto, uma docu-mentação mínima necessária também é importante e possui seu valor.
■Colaboração com o cliente é mais importante do que negociação de contratos: colaborar com o cliente significa trazê-lo o mais próximo do projeto, torná--lo parte do Time de Desenvolvimento, envolvê-lo nas questões de sucesso, de riscos e de fracassos. Cabe destacar que, para ambos os lados, negociar contratos com foco em cláusulas punitivas não é positivo, por isso a orien-tação é para que o foco seja a colaboração e não a negociação de contratos.
■Respostas rápidas a mudanças é mais importante do que seguir um plano: atender a uma mudança e responder a ela no tempo certo, com a rapidez adequada e na direção certa, é um benefício para qualquer projeto e pode ser o que vai definir o sucesso e fracasso de um projeto.