Uma das alternativas para conter a inflação é a elevação da taxa básica de juros, o Selic. Tal aumento pode reduzir os investimentos nacionais. Referente ao aumento da taxa de juros como uma política macroeconômica contracionista, é correto afirmar que: A O queda da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão comprar títulos públicos ao invés de investir ou consumir. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão. B O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão vender títulos públicos ao invés de comprá-los. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão. C O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão investir ou consumir. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão em até 50%. D O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão comprar títulos públicos ao invés de investir ou consumir. Desta forma a produção será menor, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção reduzirão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é a letra D)
A taxa de juros Selic é um mecanismos político macroeconômico que pode ser tanto usado tanto para estimular a economia, como deprimir a mesma. Ela pode ser atrelada a algum índice econômico, porém também pode ser alterada livremente para elevar ou diminuir a inflação.
Geralmente é usada para diminuir, sendo essa ação uma política contracionista, onde as pessoas preferem investir em títulos públicos, pois esses se tornam mais rentáveis, do que investir ou consumir, o que freia a economia, e consequentemente a inflação.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás