História, perguntado por elisamara21, 8 meses atrás

Uma das ações do Regime Militar foi ações de controle e de contenção das ideias advindas das Universidades e Centros Estudantis. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi extinta e proibida qualquer tentativa de ação política. No ensino médio, os centros acadêmicos se tornaram; centros cívicos, que funcionavam com as orientações de um professor de Educação Moral e Cívica. Contudo, os estudantes continuaram suas mobilizações, mesmo com o aumento do controle governamental. A publicação do Ato Institucional n° 5 (AI-5), que retirou as garantias individuais, públicas ou privadas, é um exemplo de aumento do cerceamento da liberdade expressiva da Universidade e dos Centros Estudantis. Você é um estudante que busca romper com este controle e precisa de mais adeptos para defender o seu direito de expor suas ideias e reivindicações para a melhoria do seu país. Assim, descreva três argumentos para apresentar aos colegas a favor do movimento estudantil e da redução do controle governamental em relação a liberdade civil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Keisyss1992
17

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A importância da liberdade de expressão para o crescimento de uma nação - Apresentar aos colegas sobre a importância da educação no processo de desenvolvimento de uma nação. A liberdade de ação e de pensamento nas Universidades proporciona a criação de novas pesquisas e o encontro de respostas que auxiliam o avanço das Ciências Humanas, Biológicas, da Linguagem, Artística e Exatas.

O controle governamental e o direcionamento do pensamento inibem a mudança e a reivindicação de direitos individuais e coletivos – O controle do pensamento livre e das ações coletivas estancam o desenvolvimento de uma nação e privam a sociedade de obter melhorias em suas demandas sociais, políticas, cientificas e educativas.

A Redução de vaga no ensino superior e aumento da oferta do ensino técnico, sem um plano de desenvolvimento de acesso por competências e Habilidades - Observando os acordos realizados entre MEC e USAID (Ministério da Educação e Cultura e United States Agency for International Development), nota-se o crescente interesse em reduzir a parcela da população na universidade, a qual deveria se formar apenas no ensino médio técnico para atuar nas indústrias que estavam sendo montadas. Esta ação, sem um plano de verificação de competências e habilidades no decorrer do ensino básico, apenas restringe o acesso pela via econômica e social.

Respondido por julialiri
10

Pode-se apresentar os seguintes argumentos:

  • A contenção de ideias provenientes das universidades e dos movimentos estudantis são contenções da própria liberdade.
  • Oprimir as ideias é oprimir a cidadania do sujeito histórico.
  • Cercear a liberdade é tirar a autonomia de pensamento e crítica do estudante.

Liberdade de expressão e regime militar no Brasil

A Tropicália foi um exemplo de movimento brasileiro que questionou a repressão neste período. Com a ascensão da ditadura, a Tropicália passou a ser mal vista e muitos dos seus representantes foram perseguidos.

Continue estudando mais sobre Tropicália em: https://brainly.com.br/tarefa/36132065

Anexos:
Perguntas interessantes