Português, perguntado por thaynazeved, 1 ano atrás

uma crônica , com o tema maus tratos aos idosos

Soluções para a tarefa

Respondido por NahCardoso14
7
Hoje em dia a violência contra idosos aumenta a cada dia mais, tais como as causas externas, como os acidentes, a violência e os maus tratos. As leis que protegem os idosos não são o bastante para que eles tenham uma vida direita, Os idosos estão cada dia mais esquecidos pela sociedade. Os acidentes e violências é a maioria das causas de morte de idosos com 60 anos de idade, ou mais no Brasil. Esses idosos sofrem violência por pessoas que são contratadas para cuidar, mas que acabam cometendo violência, extorquido e ameaçando, se aproveitando da fragilidade dessas pessoas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou de pessoas próximas. E também os familiares acabam pondo essas pessoas em asilos, para não ter o trabalho de cuidar. 
Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias. Se o idoso vir a sofrer maus-tratos, a pessoa que féis isso com o idoso poderá responder por crime. As pessoas que contém violência contra idosos, são mais o jovens, por eles pensarem que o idoso é um velho chato, doente, passivo e incapacitado, por isso a importância da família em acompanhar os pais e cuidarem. Os recursos da comunidade também podem ser úteis para a pessoa idosa e para os cuidados.
Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Cometer a violência contra um idoso pode levar a Pena - detenção de dois meses a um ano e multa. Pode-se afirmar também que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa.
A população idosa terá participação importante no crescimento. O estudo indica que serão 490 mil pessoas com mais de 60 anos em 2020, ou 15,6% da população. O crescimento previsto no número de idosos é de 62,2% até 2020 (hoje são 302 mil idosos, ou 10,8% do total). 
Perguntas interessantes