Uma crise financeira e econômica nos Estados Unidos, que se espalhe pelo mundo, reduz a demanda externa pelos produtos e serviços brasileiros e também diminui a entrada líquida de capital financeiro externo (ou mesmo provoca a saída líquida de capitais). Em consequência, se não houver nenhuma política compensatória pelo governo brasileiro, a curto prazo, tende a acontecer: A desvalorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio flutuante. B valorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio fixo. C valorização das ações das empresas brasileiras. D forte expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, devido à maior demanda externa. E aumento do superavit comercial do balanço de pagamentos brasileiros.
Soluções para a tarefa
A) desvalorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio flutuante.
Em caso de problemas com a economia dos EUA o Brasil sofre diretamente os impactos relacionados com os mesmos, fazendo com que dessa maneira o real caia de maneira avançada, fazendo com que houvesse essa mudança.
A economia desses países estão diretamente ligados, sendo o Brasil mais depende dos Estados unidos do que o contrário, sendo dessa maneira a moeda desvalorizada de forma a fazer com que o Brasil sofra inúmeras consequências do mesmo.
Resposta: Alternativa (A)
Explicação: Uma crise financeira internacional tende a provocar nos capitais a busca por lugares mais seguros, como o Brasil é considerado um país com pouca segurança financeira, isso tende a provocar uma saída de dólares, levando a uma valorização do dólar e uma desvalorização do real. Isso pode ser contido caso o governo intervenha no mercado de câmbio, mas isso só é possível caso o governo tenha reservas internacionais.