Uma criança de 4 anos, depois de passar férias em uma
razenda. foi levada ao medico, pois estava com tosse, falde
de ar e rebre. Depois de examina-la, o médico solicitou
uma radiografia do torax e confirmou a hipótese de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia
por virus ou bacteria. A doença regrediu sem necessidade
de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de les
ses de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides
(lombriga) e por Anterobius vermicularis (oxiuro). A mãe foi
informada de que um dos nematodeos poderia ter causado
a pneumonia.
Quadros como este se repetem centenas de vezes, todos os
dias, no Brasil. Em geral, são autolimitados, ou seja, habitual
mente regridem sem necessidade de tratamento específico.
a) Qual doença parasitária causada por nematódeo mais
frequentemente provoca manifestações semelhantes a
uma pneumonia? Por que essa doença provoca tais ma-
nifestações?
b) Aponte as principais medidas de prevenção contra
essa doença.
c) Cite outro parasita intestinal que pode causar sintomas
semelhantes no ser humano.
Soluções para a tarefa
a) Um quadro de pneumonia transitória pode ser causado por alguns vermes nematoides que têm, durante seu ciclo de vida, "passagem" por vários órgãos ao serem transportados pela corrente sanguínea. Este é o caso do Ascaris lumbricoides (a popular lombriga) cujas larvas (que surgem após a eclosão dos ovos no sistema digestório) passam para o sangue e chegam a vários órgãos (pulmões, coração, etc.) até se estabelecerem nos intestinos como adultas e prontas para a reprodução. Essa verminose é a ascaridíase.
b) A contaminação se dá por ovos microscópicos de Ascaris eliminados pelas fezes e que são ingeridos acidentalmente. Nesse caso, as fezes humanas contaminaram água ou plantações e esses alimentos não foram higienizados adequadamente antes do consumo (por exemplo, água corrente ou retirada de poços deve ser fervida ou filtrada e frutas, verduras e legumes muito bem lavados com hipoclorito de sódio, se consumidos crus). As causas dessa contaminação são bem conhecidas: falta de saneamento básico (redes de água e esgotos tratados). Portanto, saneamento básico, educação sanitária das populações em áreas de risco e tratamento dos doentes são as principais medidas de prevenção e combate à maioria das verminoses.
c) Outro parasita intestinal que provoca sintomas semelhantes (pelos "passeios" através dos órgãos antes de se estabelecer nos intestinos) é o Ancilostoma duodenale (ancilóstomo) causador da ancilostomíase ou amarelão e cujas larvas, em geral, penetram pela pele dos pés descalços em contato com a terra contaminada pelos ovos eliminados com as fezes.
Obs - O oxiúro (Enterobius vermicularis) tem um ciclo mais rápido (cerca de 24 h da contaminação com os ovos - geralmente pelo ar - até as formas adultas no intestino grosso) e não chega na corrente sanguínea, portanto não seria o causador da pneumonia citada.