Uma criança de 20Kg está dentro de um elevador, sobre uma balança de molas que marca 200 N. Considere g=10m/s², determine que tipo de movimento está executado pelo elevador. *
( ) O elevador está em movimento retardado
( ) O elevador está descendo acelerado ou subindo retardado
( ) O elevador está em movimento retilíneo uniforme.
( ) O Elevador está acelerado com movimento para cima
( ) O elevador está com acelerado e retardado,
Soluções para a tarefa
Acredito que a resposta correta seja a terceira afirmativa: O elevador está em movimento retilínio uniforme.
Se calcularmos a força peso (P) da criança, que equivale a massa (m) multiplicada pela aceleração da gravidade (g), teremos que:
⇒ ⇒ Newtons
Portanto, temos que o peso da criança (200 Newtons) é igual ao valor marcado na balança. Se o elevador estivesse subindo, a força resultante faria com que o valor da força Normal (N) fosse maior que o valor da força Peso (P), isto é:
Em outra situação, caso o elevador estivesse descendo, a força resultante (Fr) faria com que a força Peso fosse favorecida e, consequentemente, esta teria um valor maior que a força Normal. Assim:
Portanto, a única maneira de termos a força Peso igual à força Normal seria se a Força Resultante fosse igual à zero, deste modo teríamos:
⇒ ⇒
Agora, se nós lembrarmos que a força resultante equivale à massa multiplicada pela aceleração (), considerando que a massa de um corpo é sempre a mesma, a única maneira de Fr = 0 é se a aceleração for igual à zero, isto é, a = 0.
Se a aceleração é igual à zero, nós estamo trabalhando com um movimento uniforme, um movimento no qual a velocidade é constante.