Uma criança da Educação Infantil, após observar um beija-flor na janela da sala de aula, indagou à professora sobre o porquê de os pássaros voarem, e ela não conseguir realizar tal feito. A professora, então, instigou as crianças da sala a sugerirem respostas ao questionamento do colega. Dentre as respostas apresentadas, surgiram justificativas como a presença das asas nos pássaros, e nas pessoas não; do peso das aves ser diferente do peso das pessoas; e um aluno apresentou como resposta a informação de que os pássaros haviam recebido de Deus um pó mágico que possibilitou a eles o voo, pó este que não foi atribuído a ele e aos colegas, pois estes não se comportaram muito bem antes de virem ao mundo. Considerando a situação apresentada e com base nos conhecimentos adquiridos em seus estudos sobre a construção do pensamento infantil através do sincretismo das ideias das crianças, analise as afirmativas a seguir.
Soluções para a tarefa
Resposta: I e II. I. A explicação da última criança reflete a forma como se constrói o pensamento infantil para explicar os fenômenos que os cercam, a tendência natural da idade de apresentar uma visão egocêntrica, típica das crianças na faixa etária da Educação Infantil.
II. O pensamento das crianças é construído sobre sua perspectiva da vivência dos fatos, sobre a observação direta e da forma de assimilação que estas atribuem a tudo que as rodeia; com isto se constituem em explicações simples e perceptivas do que veem.
Explicação:
As crianças apresentam um
pensamento desenvolvido a partir de suas percepções e
capacidades cognitivas, sendo capazes de resolver problemas por
si e ainda com a ajuda de alguém; dessa forma conseguem
construir, por seus próprios meios, explicações que muitas vezes
refletem sua visão do mundo.
Resposta: I e II
Explicação: