Biologia, perguntado por susupraia28, 1 ano atrás

Uma criança com síndrome de Duchenne (distrofia muscular) e com hipertricose auricular, filho de pais normais para a distrofia. Pergunta-se: * a) Qual o sexo da criança? Justifique: b) Qual dos genitores participou com cromossomo para a hipertricose? Justifique: c) Qual dos genitores participou com cromossomo para a distrofia? Justifique:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
8
a) A hipertricose auricular é ligada ao cromossomo Y, logo é restrita ao sexo masculino. O problema afirma que o pai só é normal para a distrofia (Síndrome de Duchenne), mas não afirma nada sobre a hipertricose, logo se a criança possui essa doença, temos que ela é do sexo masculino.

b)Como essa doença é restrita ao sexo masculino, temos que o pai também possui a doença, e ele é o responsável por esta.  

c) A Síndrome de Duchenne é causada por um gene recessivo, ligado ao cromossomo X. A mulher, mesmo que tenha o gene anômalo, não sofrerá com essa síndrome, pois o outro cromossomo X anulará os efeitos do cromossomo anômalo. Já com o homem não acontece o mesmo, portanto concluir que a anomalia é proveniente da mãe.
Perguntas interessantes