Uma costureira produz roupas infantis de alta qualidade e preço acessível. Toda a venda acontece em sua própria casa, onde possui um pequeno ateliê. De alguns meses para os dias atuais, a costureira tem ganho grande notoriedade na comunidade em que mora, e sua casa já não é mais suficiente para atender a clientela e produzir as peças. Por isso, ela está pensando em alugar um espaço onde possa produzir e comercializar os produtos.
Num primeiro momento, a costureira olhou imóveis em uma região, conhecida como o polo da moda de sua cidade, com atacados, varejos, lojas de tecidos, materiais de costura e muitas lojas no estilo que pretende montar. O que lhe chamou a atenção é que a região tem se tornado um ponto de visitação de turistas e revendedores de outras partes do país. A princípio, a costureira tem pouco capital para investimento imediato, mas está disposta a vender os dois veículos da família para investir no negócio.
Para auxiliá-la em seu desafio, como você recomendaria que ela pensasse o seu negócio em termos de segmentação? Quais as possibilidades estratégicas neste sentido?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A princípio, a costureira deve identificar e traçar o perfil da pessoas ou grupos de compradores que a procuram. Logo em seguida, selecionar um ou mais segmentos nos quais ela tenha maior interesse. Por fim, pensar nos principais benefícios que a tornam diferente em relação aos seus produtos e como deve posicioná-los no mercado.
Em termos de segmentação, pode-se considerar a segmentação geográfica, pois leva em conta onde o consumidor reside além de uma segmentação demográfica a partir de uma análise de características de seus principais consumidores, como, idade, gênero, renda. Com base na segmentação demográfica, poderá dividir seus consumidores pela segmentação psicográfica. Nela, será possível distinguir os clientes por tipo de personalidade, tipo de atitudes e estilo de vida. Então seguimos para, produzir linhas de produtos específicos, seguindo as segmentações demográfica e psicográfica que servirão de base para a segmentação comportamental, cujas principais características são o mesmo hábito de consumo e o mesmo grau de lealdade à marca.
Explicação: