“Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.”
BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
Sócrates foi um filósofo tão importante que costumamos reconhecer a geração naturalista precedente a este pensador como filósofos pré-socráticos. A ideia de “pré” demarca, portanto, uma ruptura do pensamento socrático com seus antecessores. A alternativa que melhor expressa essa ruptura é:
A) da filosofia naturalista para o pensamento socrático há uma transição no interesse filosófico pela physis para as questões sobre o indivíduo, a sociedade e a busca pela verdade.
B) Sócrates retomou a valorização das investigações sobre os deuses antigos, esquecida pelos naturalistas.
C) Sócrates continua as investigações dos naturalistas, mas, desta vez, baseado na divisão entre o mundo sensível e o mundo das ideias.
D) Sócrates desenvolveu teorias sobre a natureza e o cosmos que não eram exploradas pelos pré-socráticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Sustentação do método dialético.
Sócrates foi um defensor da ignorância como o princípio básico para o conhecimento. Daí a importância da sua frase "só sei que nada sei". Para ele, é preferível não saber a julgar saber.
Sendo assim, Sócrates construiu um método que, através do diálogo (método dialético), as falsas certezas e os pré-conceitos eram abandonados, o interlocutor assumia a sua ignorância. A partir daí, buscava o conhecimento verdadeiro.
As outras alternativas estão erradas porque:
a) Sócrates busca abandonar os mitos e as opiniões para a construção do conhecimento verdadeiro.
c) Sócrates acreditava que existe um conhecimento verdadeiro e esse pode ser despertado através da razão. Teceu diversas críticas aos sofistas por esses assumirem uma perspetiva de relativização do saber.
d) Os sofistas afirmavam que a verdade é um mero ponto de vista, estando baseada no argumento mais convincente. Para Sócrates, essa posição era contrária à essência do saber verdadeiro, próprio da alma humana.
e) O filósofo dá início ao período antropológico da filosofia grega. As questões relativas à vida humana viram o centro das atenções, deixando de lado a busca sobre os fundamentos da natureza, própria do período pré-socrático.icação: