“Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais. Para aqueles que não as praticaram, esclarecemos que, longe de serem frias, as relações online não excluem as emoções fortes. Além disso, nem a responsabilidade individual nem a opinião pública e seu julgamento desaparecem no ciberespaço. Enfim, é raro que a comunicação por meio de redes de computadores substitua pura e simplesmente os encontros físicos: na maior parte do tempo, é um complemento ou um adicional.”
LEVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
Após a leitura do fragmento, aponte e discuta, no mínimo, dois pontos positivos e dois desafios na utilização de comunidades virtuais no processo de ensino e de aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Dentre os desafios que englobam a inserção das comunidades virtuais no processo de ensino e aprendizagem, pode-se citar: alta de estrutura e falta de interesse de docentes.
A falta de estrutura física é uma realidade por parte de escolas brasileiras, o que é afetado pelo fato de vários docentes não serem adeptos a tecnologia que promove essa ação.
Dentre os pontos que englobam a inserção das comunidades virtuais no processo de ensino e aprendizagem, pode-se citar: maior desempenho escolar e facilitação de aprendizagem.
Esse processo promove a difusão do conhecimento por meio de ações práticas que promovem habilidades individuais dos alunos.
Bons estudos!
Perguntas interessantes