Filosofia, perguntado por ldjfneftraxdd, 1 ano atrás

Uma compreensao sobre o determinismo e liberdade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por jadixaflores12
13
Pelo que vimos até aqui, há responsabilidade moral quando existe liberdade pessoal. Isso coloca diante de outra questão: Somos realmente livres para decidir ? Que liberdade é essa ?Do ponto de vista da discussão filosófica, podemos sintetizar três respostas diferentes para essa questão  A ênfase do determinismo - A liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica ( necessidade e instintos) seja por sua natureza histórico-social ( leis, normas , costumes). Ou seja, as ações individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma ilusão. Essa concepção encontra-se presente no pensamento de filósofos materialistas do século XVII tais como os franceses Helvetius( 1715-1771) e Holbach ( 1723-1789).


ldjfneftraxdd: valeu
Respondido por mcdjdfadriano777
6

Dialética entre liberdade e determinismo

Segundo essa via de interpretação, o ser humano é determinado e livre ao mesmo tempo. determinismo e liberdade não se excluem, mas se complementam. Nessa perspectiva, não faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade. Vejamos por quê.

A liberdade é sempre uma liberdade concreta. isso quer dizer que ela ocorre em cada indivíduo, que desenvolve sua vida sob a influência de um conjunto de fatores objetivos, os quais podem compreender desde suas necessidades naturais como ser humano até os costumes e as normas estabelecidos na sociedade em que vive, por meio da educação e da cultura em geral. Sua liberdade, portanto, é restringida por fatores objetivos que cercam sua existência factual. No entanto, todo indivíduo sempre poderá atuar no sentido de alargar as possibilidades dessa liberdade, e isso será tanto mais eficiente quanto maior for sua consciência a respeito desses fatores.

Perguntas interessantes