Uma coisa está em órbita geoestacionária quando se mantiver sempre no mesmo ponto ao ser vista por um observador com um telescópio na linha do equador. Ela está girando em torno da Terra tão rápido quanto o nosso planeta. E está a uma velocidade e a uma distância específicas que a fazem continuar rodando em torno da Terra sem precisar de impulso em momento algum. (WEINERSMITH, K.; WEINERSMITH, Z. Logo, logo: dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo, [20--?])
Caro(a) aluno(a),
Para o lançamento de um satélite artificial em torno da Terra, uma velocidade inicial mínima é necessária, tal como ilustra a seguinte Figura:
Veja que a velocidade inicial é suficiente para colocar o objeto em órbita nas trajetórias de 3 a 5, quando o projétil já não cairá na superfície terrestre.
Nas órbitas 6 e 7 o objeto não retorna ao ponto A – ao contrário, afasta-se cada vez mais da Terra.
Para que um satélite seja colocado em uma órbita circular geoestacionária, tal como se vê na trajetória 4, a sua altitude deve ser de aproximadamente 35.786 km. Levando-se em consideração o raio da Terra, o raio da órbita do satélite será de 42.169 km.
Assim, qual é a velocidade orbital desse satélite?
a.
0,473 m/s.
b.
3,0 km/h.
c.
3,0 m/s.
d.
3,0 km/s.
e.
473 km/s.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
3km/s explicação eu não tenho só sei que é a resposta certa.
djalmeida5322:
pode confiar está correta.
Respondido por
0
Resposta:
3km/s
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás