Uma cobra mata e come um rato. Um cavalo tem no intestino microrganismos que o permitem realizar a digestão da celulose
a. Nomeie as relações ecológicas entre a cobra e o rato e entre o cavalo e os microrganismos.
b.Cite três interações ecológicas harmônicas.
Soluções para a tarefa
a.
Relação ecológica entre a cobra e o rato: Predatismo.
Relação ecológica entre o cavalo e os microrganismos: Mutualismo.
b.
Sociedade: relação harmônica intraespecífica formada por um agrupamento de indivíduos da mesma espécie entre os quais há divisão de trabalho. Exemplo: sociedade de formigas.
Colônia: relação harmônica intraespecífica formada por indivíduos da mesma espécie unidos fisicamente. Exemplo: caravela, um cnidário marinho.
Comensalismo: relação harmônica interespecífica formada por um organismo que é beneficiado e outro que não sofre nenhum benefício ou prejuízo. Exemplo: peixe rêmora e o tubarão.
Espero ter ajudado!
A relação vista entre a cobra e o rato é uma relação de predação, enquanto a relação observada entre os cavalos e os microrganismos em seu intestino é uma relação de mutualismo.
Como relações ecológicas harmônicas pode-se citar o comensalismo, o mutualismo e a protocooperação. Sendo o comensalismo uma relação ecológica onde um dos seres envolvidos se beneficia porém o outro não se beneficia nem é prejudicado em nada.
A protocooperação e o mutualismo são relações onde ambos os seres envolvidos são beneficiados de alguma maneira. A diferença é que no mutualismo a vida desses seres vivos depende dessa relação, enquanto na protocooperação a relação é opcional.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20558069