[...]“Uma circunstância significativa resta-nos destacar na formação brasileira: a de não se ter processado no puro sentido da europeização. Em vez de dura e seca, rangendo no esforço de adaptar-se a condições inteiramente estranhas, a cultura européia se pôs em contato com a língua indígena, amaciada pelo óleo da mediação africana. O próprio sistema jesuítico — talvez a mais eficiente força de europeização técnica e de cultura moral e intelectual a agir sobre as populações indígenas; o próprio sistema indígena, no que logrou maior êxito no Brasil dos primeiros séculos foi na parte mística, devocional e festiva do culto católico. Na cristianização dos caboclos pela música, pelo canto, pela liturgia, pelas profissões, festas, danças religiosas, mistérios, comédias; pela distribuição de verônicas com agnus-dei, que os caboclos penduravam no pescoço, de cordões, de fitas e rosários; pela adoração de relíquias do Santo Lenho e de cabeças das Onze Mil Virgens. Elementos, muitos desses, embora a serviço da obra de europeização e de cristizanização, impregnados de influência animística ou fetichista vinda talvez da África” [...] ( FREYRE, 2013, p. 117)
O trecho acima permite afirmar que, segundo o autor:
I- O processo de colonização empreendido no Brasil foi um fracasso, pois os portugueses tentaram a todo custo, mas não conseguiram impor uma rigorosidade no sentido de europeização pura da colônia.
Isso porque,
II- Houve no Brasil uma intensa miscigenação, não somente biológica, mas, sobretudo, cultural, fato que facilitou as estratégias de colonização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Ambos são verdadeiros e II é a justificativa para I.
b. Ambos são verdadeiros, todavia, sem relações entre si.
c. Apenas I é verdadeiro.
d. Apenas II é verdadeiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Baseados nos estudos e no texto em questão, no meu conhecimento acredito que a resposta correta seja a letra B.
Perguntas interessantes