Uma chapa de ferro tem um furo central de 100 cm de raio, estando numa temperatura de 14°C. sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear do ferro equivale a a=1,2• 10-⁵ °C-¹ , a nova área do furo, quando a chapa for aquecida até 84° C, será equivalente a qual valor, em metros quadrados (m²)?
Soluções para a tarefa
Dilatação Térmica
Corpos e substâncias, quando submetidos à significativas variações de temperatura, sofrem dilatação/contração em sua estrutura. Isso acontece devido ao efeito que a energia térmica tem nas ligações interatômicas da estrutura, podem levar ao aumento ou diminuição do comprimento das ligações e também da mobilidade dos átomos, seja em movimentos vibracionais, seja em movimentos rotacionais.
Tratando da dilatação/contração, temos três tipo: linear, superficial e volumétrica. Vale lembrar que a dilatação ocorre quando o resultado da variação () é positivo, caso contrário trata-se de uma contração.
1°. Linear: dilatação unidimensional.
Temos que Δl é a variação do comprimento, l₀ é o comprimento inicial, α é o coeficiente dilatométrico e Δθ a variação de temperatura.
2°. Superficial: dilatação bidimensional (comprimento x largura)
Sendo S₀ a área inicial e ΔS a variação sofrida pela área.
3°. Volumétrica: dilatação tridimensional (comprimento x largura x altura)
V₀ é o volume inicial e ΔV a variação do volume.
Relação entre os coeficientes dilatométricos:
===================
Vamos à questão
===================
Um pensamento que facilita muito esse tipo de problema é você saber que o furo dilatar-se-á como se fosse preenchido de material: nesse caso o ferro.
Nota: r = 100 cm = 1 m.
Essa foi a variação da área, daí:
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/30582501
https://brainly.com.br/tarefa/31457619