Uma chama pirotécnica pode chegar a 3 600 graus Celsius. Segundo Rita, “se o calor não se dispersa, porque está confinado em uma bomba, cria-se uma enorme pressão, que culmina separando todas as partículas, no fenômeno da explosão”, descreve a química. Por isso, a primeira função da pólvora nos fogos de artifício é a propulsão, isto é, lançar a carga da bomba a 425 metros do chão. O segundo papel da pólvora é fornecer calor para acender as chamadas baladas, pedaços de uma massa feita com produtos químicos, responsáveis pelo colorido dos fogos. Usa-se o estrôncio e cobre para fazer fogos de luz violeta.
O calor liberado torna o material das baladas líquido ou gasoso. Então, as partículas começam a emitir luz, cuja cor dependerá do comprimento da onda. A luz visível são radiações eletromagnéticas que medem 390 nanômetros, quando causam a sensação do violeta com a frequência aproximada de 750 THz
Usando as informações do texto base, estime o intervalo de tempo para a visualização da luz violeta emitida pela explosão da balada por um espectador que estava exatamente junto aos rojões dos fogos de artificio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Utilizando relação de velocidade de onda, temos que esta luz leva aproximadamente 0,0000014 segundos para chegar até os olhos desta pessoa.
Explicação:
Sabemos que velocidade de ondas é dada pelo seguinte calculo:
E como já temos a frequência e comprimento de onda:
Multiplicando estes dois:
Sabemos agora a velocidade da luz neste local.
Sabemos que a explosão aconteceu 425 metros acima do local de onda foram lançadas, onde estava esta pessoa observando, então tendo a distancia e a velocidade, podemos saber o tempo que leva para a luz chegar até ele:
Assim esta luz leva aproximadamente 0,0000014 segundos para chegar até os olhos desta pessoa.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás