Biologia, perguntado por EvellynOchner, 1 ano atrás

Uma célula que apresenta grande quantidade de síntese protéica tende a apresentar, em geral, um grande nucléolo. EXPLIQUE essa relação.

Soluções para a tarefa

Respondido por vandy091
19
Boa noite, Evellyn.

Em síntese, os nucléolos fazem parte do núcleo de uma célula. Eles são compostos por DNA, RNA e algumas proteínas. Quanto a sua função, são incumbidos de sintetizar ribossomos, que são as estruturas mais importantes quando se trata de síntese proteica - sendo que tal síntese ocorre em seu interior. Portanto, quanto maior o nucléolo, maior a produção de ribossomos, o que aumenta a síntese proteica em função da maior quantidade de ribossomos.
* O DNA do nucléolo tem a função de produzir RNA ribossômico, ao passo que o percentual desse RNA (rRNA) é produzido com base na quantidade de RNA no interior do nucléolo. As proteínas lá presentes são "peças" na produção, atuam como parte do "maquinário". Portanto, quanto maior o nucléolo, maior a quantidade de RNA disponível, o que aumenta a produção de RNA ribossômico - que se associa a proteínas específicas do citoplasma e se tornam ribossomos, que são a base da síntese proteica. 


Espero ter ajudado.

EvellynOchner: se eu quiser responder de uma forma mais prática na hora da prova posso dizer que o nucléolo se expande na mesma proporção da quantidade de seus ribossomos (que são produzidos pelo DNA, que também se encontra dentro do nucléolo), ou essa resposta não serviria? confesso que fiquei um pouco perdida em relação a esse conteúdo KKK. aguardo respostas, obrigada!
vandy091: Note que o DNA do nucléolo não produz ribossomos, mas RNA ribossômicos. Uma célula que possui grande síntese proteica tende a possuir um grande nucléolo pelo fato de o tamanho do nucléolo ser diretamente proporcional a quantidade de ribossomos produzidos. Isto significa que quanto maior o nucléolo, maior a quantidade de ribossomos produzidos, por conseguinte, maior a síntese proteica
Perguntas interessantes