Uma célula e o ambiente que a rodeia têm composições químicas diferentes. Tomemos como exemplo o caso de uma ameba que vive na água de uma lagoa: algumas substâncias típicas da ameba, como açúcares, proteínas e ácidos nucléicos não se encontram na água da lagoa. No entanto, existem algumas substâncias idênticas na ameba e no liquido em que ela vive como, por exemplo, íons de sódio, potássio e magnésio. Mesmo assim, essas substâncias estão em concentrações muito diferentes dentro e fora da célula. Quais fatores permitem à ameba manter sua individualidade e continuar claramente diferente em relação ao meio externo, quanto à sua composição?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Existe uma estrutura presente na ameba, que também está presente em todas as células, que garante sua constituição celular, ou seja, que ela mantenha unida todas as estruturas necessárias para sua existência. O nome desta estrutura é membrana celular ou membrana plasmática.
A membrana plasmática define o formato de uma célula e também o que faz parte ou não de sua constituição. Sendo assim, ela faz o controle do que entra e sai de uma célula e a protege do meio ambiente em que vive.
lurdianesfreitas:
obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás