Uma célula e o ambiente que a rodeia têm composições químicas diferentes. Tomemos como exemplo o caso de uma ameba que vive na água de uma lagoa: algumas substâncias típicas da ameba, como açúcares, proteínas e ácidos nucléicos não se encontram na água da lagoa. No entanto, existem algumas substâncias idênticas na ameba e no liquido em que ela vive como, por exemplo, íons de sódio, potássio e magnésio. Mesmo assim, essas substâncias estão em concentrações muito diferentes dentro e fora da célula. Quais fatores permitem à ameba manter sua individualidade e continuar claramente diferente em relação ao meio externo, quanto à sua composição?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
As amebas são organismos eucarióticos e unicelulares bastante móveis. Constituem-se de protozoários que se locomovem e conseguem alimentos com a ajuda de pseudópodes.
Mesmo a ameba apresentando algumas substâncias típicas do local em que se encontram, uma lagoa, por exemplo, alguns fatores fazem com que ela mantenha sua individualidade e continue diferente do meio externo devido a sua composição. Os fatores são: presença de membrana plasmática que é responsável pela regulação das trocas entre a ameba e o meio e a capacidade de permeabilidade seletiva.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes